A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações contínuas de prevenção, conscientização e enfrentamento à dengue, conquistando resultados que destacam o impacto da vigilância nos quatro distritos da cidade. Em 2023, os agentes de combate às endemias visitaram, em média, 104 mil residências em cada ciclo de vistorias, eliminando focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e orientando a população sobre medidas efetivas que devem ser adotadas no dia a dia.
Nas atividades do último ano, os profissionais visitaram cerca de 89% dos imóveis presentes no município, superando a meta de 80% estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde, o que reforça a importância da iniciativa no enfrentamento à dengue. Por isso, é essencial que os moradores recebam os agentes de combate às endemias que se dirijam à residência, que podem ser identificados por utilizarem camisa e/ou colete com o nome da função.
Micheli Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, destacou o papel do trabalho desempenhado pelos agentes e o diferencial no cotidiano.
“As ações dos agentes de combate às endemias acontecem em toda cidade, com o objetivo de identificar focos do Aedes aegypti e eliminá-los. Esse trabalho é realizado em seis ciclos anuais, com visitas às residências e orientações essenciais para ampliar a conscientização. Pedimos que os moradores fiquem atentos e recebam os profissionais, para seguirmos combatendo a dengue de forma efetiva”, afirmou.