Diante do aumento dos casos de dengue na cidade, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, abrirá, na próxima semana, pólos de atendimento exclusivos às pessoas com sintomas suspeitos da doença, no Centro e em Itaipuçu.
O espaço do Centro será na Rua Álvares de Castro, 337, em frente à sede da Prefeitura; e o de Itaipuaçu na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), esquina com a Rua Elisa Vieira Veras (antiga Rua 52), no Jardim Atlântico.
Além dos pólos, serão realizados mutirões, envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais em toda a cidade, com o objetivo de identificar e remover possíveis focos do Aedes aegypti, assim como conscientizar os moradores.
A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) atuará no recolhimento de lixos, entulhos e outros materiais em áreas públicas; o Centro de Operações de Maricá (Comar) vai identificar e mapear áreas públicas com focos, além de rios e canais assoreados; e a Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop) auxiliará os agentes de combate às endemias na vistoria de rotina dos imóveis e na distribuição de materiais informativos.
O primeiro mutirão ocorrerá neste sábado (24) em áreas estratégicas do primeiro distrito (Centro) e quarto distrito (Itaipuaçu), onde há concentração de casos. Essa ação inicial será feita nas localidades do Condado, Manu Manuela e Jardim Atlântico Leste. O segundo mutirão está planejado para o sábado seguinte (02/03) e acontecerá em locais do segundo distrito (Ponta Negra) e terceiro distrito (Inoã).
Em conjunto com esse trabalho, é essencial a contribuição da população. Por isso, mantenha caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas.
A Defesa Civil também está orientando os moradores da cidade sobre a dengue, com o envio de mensagens por SMS e WhatsApp, continuamente. O órgão também irá informar a população através de carro de som, falando sobre as orientações preventivas. Além disso, um drone de monitoramento dos possíveis focos do mosquito.
DENUNCIE OS FOCOS DE AEDES AEGYPTIS
A população pode e deve denunciar os possíveis focos de mosquitos, pela Central 156. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USF) de toda a cidade estão promovendo ações informativas, com distribuição de folhetos explicativos e diálogos sobre a prevenção, combate e cuidados com a doença.
MARICÁ CONTRA A DENGUE
A Prefeitura lançou, nas redes sociais, a campanha “Maricá Contra a Dengue”. Nas páginas do Instagram, Facebook e no site da prefeitura você pode acessar vídeos, fotos e cards que estimulam a adoção de medidas preventivas diárias, apresentam os principais sintomas da doença e quando é necessário procurar atendimento de emergência. Os materiais serão veiculados também em outdoors pela cidade, panfletos informativos serão distribuídos à população e haverá divulgação em outros canais de comunicação.