Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba terá filial em Maricá

0
395
Foto: Divulgação/Site Eictv.org

Prestigiada mundialmente, a escola irá formar profissionais em cursos de até 3 anos

Maricá está prestes a receber uma filial da prestigiada Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. De acordo com a notícia, publicada pelo colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo, o ator José de Abreu é quem está costurando esse acordo, que deve ser assinado em breve.

Zé de Abreu já coordena os trabalhos para implantação de um curso de formação de atores na cidade e a ideia da instalação da filial da escola de cinema cubana é capacitar profissionais para o cinema e tv, com cursos de formação de até 3 anos.

A Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) é considerada uma das mais importantes instituições de formação audiovisual do mundo. Foi criado pelo Comitê de Cineastas Latino-Americanos, como subsidiária da Fundação Novo Cinema Latino-Americano e com o apoio do governo da República de Cuba. Foi inaugurada em 15 de dezembro de 1986 e tinha como grande incentivador o escritor Gabriel Garcia Marquez.

Originalmente concebido para estudantes da América Latina, África e Ásia, o EICTV coloca em prática a filosofia de ensino do “aprender fazendo”, com professores que são cineastas ativos e transmitem seus conhecimentos apoiados no exercício e experiência.