Maricá das Artes inaugura novo espaço em Itaipuaçu

0
33
Foto: Anselmo Mourão

Primeiro dia de programação foi dedicado à atividades referentes ao mês da consciência negra, com alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Maricá inaugurou, nesta quinta-feira (28/11), o novo polo do programa Maricá das Artes em Itaipuaçu. Antes funcionando em um espaço próximo a chamada ‘ponte quebrada’, o polo está agora instalado em uma área mais ampla na Avenida Carlos Marighella, ao lado da Praça do Ferreirinha, no loteamento São Bento da Lagoa. O local terá disponíveis mais de 30 atividades culturais, entre elas teatro, musicalização, balé, sala de leitura e as mais diferentes oficinas. Quem quiser participar pode se inscrever pode acessar o site https://maricadasartes.org.br/ , onde constam outras informações.

Uma extensa programação marcou o início das atividades no novo espaço, com destaque para a roda de conversa ‘Escutas Pretas’, ainda celebrando o Dia da Consciência Negra. Houve ainda oficinas de tranças e de samba de roda e uma apresentação do cantor Ronaldo Valentim.

O dia começou com uma oficina de maculelê (misto de dança, luta e percussão de origem negra e indígena) com alunos da E.M. Rita Sampaio Cartaxo, de Itaocaia Valey. A diretora da unidade, Denise Aparecida Correia, explicou que os estudantes têm no currículo aulas de Cultura Indígena e Africanidade, onde aprendem sobre a ancestralidade.

“Sempre que possível levamos eles para verem na prática o que mostramos em sala de aula e nos trabalhos. Tivemos um evento ótimo no Dia da Consciência Negra com a participação dos pais, e convites como esse são sempre muito bem-vindos porque nos dão essa oportunidade”, afirmou ela.

De acordo com a coordenadora geral do Maricá das Artes, Mônica Bastos, o novo espaço torna o polo de Itaipuaçu mais visível a quem realmente precisa dele.

“Essa localização nos ajuda a ampliar o acesso de quem mais precisa, como quem mora em comunidades como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, por exemplo. Para nós, quanto mais gente de todas as idades fazendo cultura e arte, vai nos ajudar a aumentar o celeiro artístico da cidade, fora que o local abraça bastante, é muito acolhedor”, lembrou Mônica.

Além de Itaipuaçu, o Maricá das Artes funciona também na Rua Adelaide Bezerra, no Centro, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.