Maricá avança com projeto de energia solar para comunidades

A redução na conta de luz pode diminuir em até 50%

0
62
Foto: Leonardo Fonseca

Maricá está dando um passo rumo à sustentabilidade e à inclusão social com a implementação de projetos de energia solar nas comunidades locais. Na última terça-feira (21/01), a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) apresentou o novo projeto à secretária Especial de Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa Minha Vida, para Brunna Tavares Índia, a iniciativa visa transformar a realidade energética de famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma solução inovadora que pode beneficiar milhares de moradores no município.

A proposta é a instalação de sistemas de energia solar nas residências das comunidades mais carentes. Com isso, as famílias poderão reduzir suas contas de luz em até 50%, além de contribuir para a preservação ambiental, ao adotarem uma fonte de energia limpa e renovável. Para a secretária Brunna Tavares Índia, a ação é um exemplo de como políticas públicas podem alavancar a sustentabilidade e ao mesmo tempo promover justiça social.

“Esse projeto é de extrema importância. Muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades para pagar a conta de energia elétrica. O que estamos oferecendo aqui é uma solução que, além de reduzir os custos, também tem um impacto significativo na conscientização ambiental. Ao instalar as placas solares, vamos garantir um acesso à energia mais barato e justo, evitando que as famílias recorram a práticas ilegais e insustentáveis”, explicou Brunna.

Foto: Leonardo Fonseca

O projeto tem o objetivo de garantir o direito à moradia de qualidade e à segurança energética para aqueles que mais precisam. Além de contribuir para a justiça energética, a ação também visa fomentar o desenvolvimento econômico local, com a geração de empregos e a qualificação profissional para a instalação e manutenção dos sistemas de energia solar. Isso reflete um compromisso com a inclusão social, a sustentabilidade e o desenvolvimento de Maricá de maneira equilibrada e inovadora.

Pedro Mota Di Filippo, diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, também expressou seu entusiasmo pela parceria e pelo impacto positivo que o projeto pode gerar nas comunidades.

“É um orgulho para nós aqui de Maricá dizer que temos a primeira secretaria voltada para as comunidades no Brasil. Então, tivemos a oportunidade de apresentar os projetos de tecnologia, games e, principalmente, o projeto de energia solar para as comunidades. Um projeto que a gente já havia começado aqui e, com certeza, junto com a Brunna e sua secretaria, vamos somar esforços em prol de um desenvolvimento gigante para esse projeto tão importante que é a questão da energia renovável, a energia barata para as comunidades. Estamos muito felizes e temos certeza de que essa parceria vai ser um sucesso”, afirma Pedro Mota.

Foto: Leonardo Fonseca

Este projeto coloca Maricá na vanguarda da inovação e da sustentabilidade, destacando o município como exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo. Com o apoio da comunidade local e do governo, a cidade promete transformar a forma como a energia é consumida e acessada.

Foto: Leonardo Fonseca