Motoristas cadastrados no Mobimar, plataforma de transporte por aplicativo de Maricá, poderão participar de um curso gratuito voltado à comunicação com passageiros que apresentam dificuldade na fala. A formação presencial começa em 17 de julho e oferece 40 vagas.
O curso, intitulado “Comunicar é Preciso”, será realizado ao longo de cinco semanas na unidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no bairro Flamengo. A proposta é ensinar o uso de recursos visuais, como pictogramas e símbolos, para facilitar o diálogo com pessoas que tenham limitações na comunicação oral, seja por motivos de saúde, condições neurológicas ou deficiências.
A capacitação é voltada exclusivamente para os motoristas do Mobimar e tem como foco ampliar a acessibilidade nos serviços de transporte da cidade. O aplicativo, lançado recentemente, conecta usuários a motoristas para corridas de carro ou moto, entregas de pequeno porte e também serviços como caminhões-pipa, reboques e vacol.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas online por este formulário.
Com foco na inclusão social, a ação busca preparar os condutores para situações em que o atendimento exige habilidades específicas de comunicação, promovendo mais segurança e autonomia para passageiros com necessidades diversas.