Mobilidade e sabor: empreendedora se reinventa com negócio familiar em Maricá

Ambas lojas estão localizadas na Rua das Mimosas, s/n, quadra 14, lote 10, loja 102, no Barroco (Itaipuaçu), próxima à praia

0
5
Foto: Vinícius Manhães

Maricá vem se destacando como um polo promissor para o empreendedorismo. Segundo dados do Sebrae RJ, a cidade apresentou crescimento constante na abertura de novos negócios nos últimos anos, atraindo moradores de outras regiões em busca de qualidade de vida aliada a oportunidades de trabalho.

A pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor — GEM 2024), realizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), revela que a presença das mulheres entre os empreendedores com até 3,5 anos de operação conseguiu uma expressiva recuperação após a pressão causada pela pandemia de Covid-19.

É nesse cenário que a história de Evelane Baptista de Lima, 38 anos, ganha destaque.
Fisioterapeuta de formação, Evelane deixou a rotina de sua profissão para começar uma nova vida em Maricá. Há três anos, decidiu se mudar da Ilha do Governador com o marido e os três filhos para Maricá, onde não só buscava qualidade de vida, mas também encontrou espaço para empreender.

“Eu sempre gostei de vir a Maricá para passear com minha família, então a cidade já estava no meu radar. Quando decidimos mudar, fiz uma pesquisa detalhada do mercado local”, conta Evelane.

A decisão de empreender surgiu de uma necessidade pessoal: melhorar sua mobilidade em uma cidade com distâncias longas.

“Eu não dirijo e precisava de algo prático para me locomover. Vi que bicicletas elétricas eram uma solução e que aqui não existia um mercado consolidado para isso”, explica.

Evelane abriu a MEGA ELÉTRON MARICÁ, uma das primeiras lojas especializadas no segmento na cidade, que tem um ano de funcionamento.


“No início foi muito difícil. Muitas pessoas não acreditaram, tinham receio de comprar aqui e depois ter problemas com manutenção ou reposição de peças. Tive que conquistar a confiança do público e isso levou tempo”, lembra.

Foto: Vinícius Manhães

Há aproximadamente um mês, ao lado da loja de bicicletas, nasceu a Sloop, uma sorveteria que fortaleceu ainda mais o negócio familiar. Hoje, os empreendimentos envolvem o marido, filho e o sobrinho, além de dois funcionários.


“É um trabalho intenso, mas gratificante. Estamos crescendo e vamos precisar de mais gente para ajudar. Sinto orgulho em contribuir com a economia local”, afirma.

O marido de Evelane também deixou a carreira de engenheiro de produção para se dedicar ao negócio.

“Foi uma mudança radical, especialmente com três filhos, mas sabíamos que era a melhor escolha para nossa família”, destaca.

Planejamento e pé no chão foram essenciais.

“Estudei muito o mercado e investi com responsabilidade. A maior dificuldade foi a aceitação do produto, mas com paciência e muito trabalho, consegui construir credibilidade”, comenta.

Evelane também destaca o protagonismo feminino no setor:

“Quando olho para trás, vejo tudo que passei e superei. É um trabalho que exige muita entrega, principalmente no começo, mas seguimos firmes. É um desafio que vale a pena.”

Evelane soube unir essas duas experiências de forma prática e acolhedora, aproveitando o estilo de vida praiano de Maricá. Afinal, em uma cidade onde o calor convida a aproveitar o dia ao ar livre, nada melhor do que andar de bicicleta elétrica pelas ruas da cidade e, depois, se refrescar com um bom sorvete. Uma combinação perfeita de mobilidade, lazer e sabor, pensada com propósito e realizada com coragem.

A MEGA ELÉTRON MARICÁ funciona das 9h às 19h, enquanto a Sloop atende até as 22h. Ambas estão localizadas na Rua das Mimosas, s/n, quadra 14, lote 10, loja 102, no Barroco (Itaipuaçu), uma região com forte fluxo de moradores e visitantes, próxima à praia.