A Mostra de Dança Inclusiva de Maricá está com inscrições abertas e gratuitas até 30 de novembro para pessoas com deficiência interessadas em se apresentar no evento marcado para 3 de dezembro, às 15h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Maricá. Podem participar artistas de qualquer município, em performances solo ou em grupo, mediante inscrição disponível na bio do Instagram do Grupo Inclusivo de Dança Expressar.
Responsável pela organização e atração de abertura da mostra, o grupo criado há cinco anos em Niterói e composto por bailarinos com e sem deficiência, que se prepara também para representar o Brasil em um festival na Argentina ainda este mês. O projeto da mostra foi selecionado pelo Edital de Cultura de Maricá.
Idealizado por Daniel Rangel, diretor do Expressar e atleta de pararemo, o evento tem como foco promover um espaço de convivência artística que valorize diferentes corpos e linguagens, ampliando a participação de PCDs na cena cultural. O bailarino destaca que sua trajetória no esporte e na dança impulsionou a criação de uma iniciativa que estimulasse liberdade de expressão e protagonismo.
Os participantes deverão apresentar laudo que comprove a deficiência no dia da mostra. A programação incluirá roda de conversa e intérprete de Libras, com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o diálogo sobre inclusão. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo WhatsApp 21 97634-8661.







