Quiosque Amaracapana: o point perfeito do verão fica no Recanto 

0
5
Foto-Divulgação

Por: Elaine Nunes

Se você procura um lugar aconchegante para curtir aquela praia e admirar o pôr do sol na companhia das pessoas que ama, você precisa conhecer o quiosque Amaracapana. Localizado no Recanto, pertinho da Pedra do Elefante, o espaço oferece um visual incrível, uma recepção inesquecível, além de drinks super saborosos e uma variedade de aperitivos e pratos autorais, que chamam a atenção pela peculiaridade e beleza de sua apresentação. 

Os canapés são o carro-chefe da casa, com quatro opções de sabores: camarão, frango defumado, sardinha e vegano. No cardápio, há ainda outras opções de quitutes diferenciados, que utilizam elementos da cultura estadunidense, como o pastel de frango defumado com cream cheese, a bolinha de quiabo empanada frita e o frango Búffalo Wings (asas de frangos temperadas banhadas ao molho búfalo, que pode ser picante, agridoce ou defumado). 

Mas para quem prefere a culinária tradicional, tem: sardinha; gurjão de peixe; gurjão de frango; batata ou aipim temperados com especiarias da casa, para dar aquele toque especial; carne seca com queijo coalho; pão de alho; além de pratos executivos; massas da casa acompanhadas de molho de tomate artesanal, cozido lentamente no azeite de oliva; moqueca Amaracapana com camarão; peixe frito com salada ou guarnição; salada ceaser e algumas opções de sanduíche (Amaracapana Chick ou cheddar, On Point, Oh Boy e Amaracapana Burguer). Tudo isso a preços populares, que cabem no seu bolso. 

A proposta do local é oferecer aos clientes, um cardápio que una as Américas (do Sul, Norte, Central). É importante frisar que, de acordo com textos científicos, o nome Amaracapana significa América, que era a forma denominada pelos indígenas para chamar as terras em que habitavam. Logo, a escolha deste nome para o quiosque foi uma forma de resgatar e manter viva essa memória, além de homenagear os povos indígenas e a culinária desses países. 

Administrado por Rubiamara Ribeiro, que se tornou conhecida por sua clientela como Rubia, o estabelecimento começou a ser planejado em 2019, mas seu funcionamento aconteceu mesmo, há exatamente um ano.    

“A gente abriu entre o Natal e o Ano Novo de 2025. Num dia que tinha muita gente na praia e não tinha ninguém aberto. Tínhamos ido apenas para cuidar das finalizações da obra. Mas ao nos ver, as pessoas perguntaram se podíamos atendê-las. A gente entendeu aquilo como uma oportunidade para testar o nosso cardápio, que era basicamente gurjão e cerveja. A abertura oficial aconteceu no dia 1º, mas o quiosque ainda está em desenvolvimento. O que você vê hoje não vai ser o mesmo que daqui a um ano, porque o projeto final é bem diferente, só que demanda tempo e recurso financeiro”, conta Rubia, que além de cozinhar, também atende os clientes, para que a experiência vivida no local, seja cada vez melhor que a anterior.

“Nunca me imaginei trabalhando num quiosque. Meu esposo é administrador, carpinteiro e sempre trabalhou por conta própria. Ele tinha o sonho de um negócio à beira-mar. Então, a ideia de abrir um quiosque surgiu muito do incentivo e insistência dele, da minha insatisfação com o meu trabalho CLT e da necessidade de ficar mais perto dos meus pais, que viviam aqui em Itaipuaçu e estavam doentes (ambos já falecidos). Então, a gente começou a buscar locais aqui em Itaipuaçu para investir em algo inédito, tanto na minha vida quanto na dele. E foi como um sonho possível, em que eu vi possibilidades que jamais um corporativo iria me dar, porque, por mais difícil que seja, a satisfação que eu tenho de servir, de olhar o cliente e ver que ele está feliz com o trabalho que está sendo oferecido para ele, ao ponto de querer trazer sua família, é uma alegria que me preenche e que não tem em nenhum outro lugar. Dentro do meu trabalho até então, eu nunca tinha sentido algo assim. A minha recompensa hoje, vai além do financeiro. Está na satisfação de servir uma boa comida, trazendo um padrão diferente de serviços aqui para Itaipuaçu”, explica a proprietária, que é engenheira de produção e técnica em química.

Funcionando diariamente das 9h às 23h (de acordo com a demanda), o quiosque fica na Rua Doutor Adair Farah da Mota, nº 748, no Recanto, em Itaipuaçu. Aceita cartão de crédito, débito e PIX. 

Tá esperando o que para conhecer? Reúna os amigos e familiares e aproveite um delicioso dia de verão. Você não vai se arrepender!