Itaipuaçu ganha base do Corpo de Bombeiros

0
164

DSC_0003 FOTO DANIEL LUIZ

Itaipuaçu conta agora com uma base do Corpo de Bombeiros. Localizada onde hoje também operam o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Polícia Militar e o posto da Guarda Municipal na localidade do Barroco, a unidade tem como objetivo realizar um atendimento mais rápido e preciso na região de Itaipuaçu.

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da deputada estadual Rosangela Zeidan, do presidente da Câmara dos Vereadores, Aldair de Linda, de secretários municipais e vereadores, vistoriaram as instalações.

Fabiano agradeceu ao comandante dos Bombeiros de Maricá, major Gilvane Dias, ao comandante geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara e ao tenente Mauricio Motta e falou da satisfação da Prefeitura em fazer parte deste movimento. “Sabemos da dificuldade do translado do Centro de Maricá até Itaipuaçu para fazer um atendimento de socorro.Os vereadores viviam solicitando para que trabalhássemos nesta direção e junto com o Major Dias e o comando da corporação concluímos esse processo importante para Itaipuaçu”, comentou.

Ele ainda completou que a Prefeitura, além de ceder o posto compartilhado vai arcar com o custo dos profissionais que ali trabalharão. “Considero esse um gesto muito pequeno, mas que ao mesmo tempo é gigante, pois irá salvar vidas e dar velocidade no atendimento da região. Não tenho dúvidas de que Itaipuaçu hoje fica feliz e garanto que nós vamos avançar muito mais”, destacou o prefeito.

De acordo como Major Gilvane que está há dois anos à frente do destacamento, nota-se a dificuldade de atendimento em virtude da distância percorrida entre o quartel e Itaipuaçu. “Buscando solucionar essa dificuldade elaborei esse projeto e venho tentando colocá-lo em prática. Em uma reunião na qual tratamos da preocupação do prefeito com a quantidade de focos de fogo em vegetação em Maricá, tive a oportunidade de apresentar a ele o projeto”, prosseguiu. Ainda segundo o major, o prefeito imediatamente encampou a ideia, disponibilizando pessoal e recursos.

“A população tende a ganhar rapidez e agilidade. O serviço que já era prestado, agora o será de maneira muito mais eficiente. A região de Itaipuaçu vai se sentir muito mais segura, ciente que em menos de 10 minutos vai ter uma viatura do Corpo de Bombeiros para qualquer emergência de incêndio, resgate, qualquer acidente automobilístico”, destacou Major Dias.

A deputada Rosangela Zeidan adiantou outro projeto para o bairro em parceria com a Prefeitura, referindo-se à instalação de um posto do Detran na cidade. “Itaipuaçu é um distrito muito grande. Por isso, é uma região que merece ter postos de atendimentos devido a sua distância com o Centro e por isso, nós estamos trazendo também, em breve, uma unidade do Detran para cá”, anunciou. “Itaipuaçu necessita destes postos, seja do Corpo de Bombeiros, Detran, dentre outros. Precisamos evoluir na questão da segurança pública, na contratação de policiais para aumentar o efetivo em Maricá e a implantação da Companhia independente, mais uma parceria que o prefeito assumiu e que vamos conseguir executar no seu mandato”, concluiu a deputada.

Funcionamento da base

O destacamento do Corpo de bombeiro de Itaipuaçu conta com quatro profissionais. São dois combatentes, um motorista e uma técnica de enfermagem, todos bombeiros. Os combatentes lidam com toda parte de incêndio e salvamento, a técnica de enfermagem com todo suporte básico de vida. E, com exceção da função de motorista, todos os outros bombeiros trabalham em conjunto durante o atendimento. Adquirida na França, a viatura presente na base de Itaipuaçu é uma ATE009 (Auto Tático de Emergência), ela tem múltipla função, podendo realizar o trabalho de três viaturas. É ao mesmo tempo um carro de combate a incêndio, já que conta ainda com um tanque de 1.000 litros de água; um carro de primeiro atendimento, em emergências que pode ser usada para salvamento em altura, salvamento em montanhas e resgate; como também um carro de atendimento médico. A parte traseira da viatura é destinada somente para esse tipo de atendimento, com desfibrilador e cilindro de oxigênio, entre outros equipamentos. A ideia dessa ambulância é manter e fazer o suporte básico da vitima, mantendo o acidentado com vida até a chegada de uma unidade avançada. A viatura também pode fazer uma remoção.

DSC_1003 FOTO DANIEL LUIZ

Fotos: Daniel Luiz

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui