A Prefeitura de Maricá lançou nesta quarta-feira (16/10) os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e a nova Plataforma Desenrola Cultura no Cine Henfil, no Centro. A plataforma foi criada pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Subsecretaria de Planejamento e Governança de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, para facilitar a caminhada dos nossos agentes culturais, artistas, produtores e coletivos culturais da cidade com objetivo de centralizar as inscrições, acompanhamento e gestão dos editais culturais de Maricá.
Alinhada às novas diretrizes do Ministério da Cultura (MinC), a Desenrola Cultura está conectada com o compromisso de promover inclusão, diversidade e o fortalecimento da economia criativa no município. O site (https://desenrolacultura.marica.rj.gov.br/) será aberto para a população geral nesta segunda (21/10) com o início das inscrições no edital “03/2024 – Linguagens Culturais” que injetará na cultura R$775.809,44 através da PNAB.
A mesa de abertura reuniu a deputada estadual, Rosângela Zeidan; a representante do Ministério da Cultura, Eduardo Nascimento; o representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Thiago Salles; a vereadora de Maricá Andrea Cunha; e secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
“Hoje estamos falando de uma polícia pública inclusiva que reconhece a diversidade de expressões, territórios e narrativas. Isso só é possível graças ao apoio constante da nossa gestão municipal, que tem sido um parceiro e condicional da cultura. Também temos a precisidade de anunciar o lançamento da plataforma Desenrola Cultura, que é uma importante ferramenta para a população que poderá se inscrever nas digitais e acompanhar todo o processo de forma ativa, dinâmica e transparente. Estamos investindo em um conjunto de ações que irá expandir, democratizando ainda mais o acesso aos editais”, disse o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
A Deputada Estadual, Rosângela Zeidan, parabenizou a iniciativa. “É um momento de potência, de fortacimento cultural e de investimento para os artistas do município. Esse lançamento, esse movimento é de suma importância para os fazedores, pois a cultura gera renda e gera empregos. Fazedores de cultura são seres fundamentais na nossa sociedade. Viva a Cultura!”, vibrou.
O representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Thiago Salles, destacou a importância da plataforma. “É importante termos essa troca de cultura e podermos debater sobre os editais e sobre as leis, pois é assim que a Cultura precisa ser feita com consistência. É super importante termos, além de ser uma grande conquista para a cidade, a plataforma do Desenrola Cultura, pois ela deixará clara todas as etapas, além de facilitar a vida dos fazedores de cultura”, falou.
Durante a apresentação, que teve em sua mesa expositora dos editais PNAB e Plataforma Desenrola Cultura a subsecretária de Cultura e coordenadora do Escritório de Projetos, Dryene Tavares; o representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Thiago Salles; e o consultor do escritório de Projetos, João Pedro Orban, foi apresentada a plataforma Desenrola Cultura, que tem o objetivo de ser um portal único para inscrições em editais, mapeamentos dos agentes, envio de documentação e acompanhamento de todo o processo desde a inscrição até a habilitação dos projetos culturais. Vale destacar que os editais foram construídos após duas oitivas com a sociedade civil em fevereiro deste ano.
Além da explicação sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que têm como objetivo apoiar artistas e iniciativas culturais em todo o Brasil, especialmente em um momento em que a pandemia afetou significativamente o setor. Essa política é uma forma de reconhecimento e valorização da cultura, fornecendo recursos financeiros para que projetos artísticos possam ser realizados e divulgados.
Cultura lança, também, novo espaço para população sanar dúvidas
Durante o lançamento, foi informado que a Secretaria de Cultura inaugura nesta segunda-feira (21/10), das 8h às 17h, o Instituto de Projetos, que auxiliará a Sociedade Civil nas dúvidas dos editais Escritório de projetos, além de ser um ponto focal para quem não tem acesso a internet poder inscrever seus projetos e sanar qualquer dúvida relacionada aos projetos culturais. O espaço funcionará na sede da pasta (Rua Adelaíde Bezerra, 94 – Eldorado) e não será necessário agendamento.