Maricá anuncia financiamento a juro zero para modernizar a frota de transporte

Motoristas de vans, taxistas e entregadores de aplicativo também serão contemplados com crédito

0
20
Fotos: Gabriel Ferreira

A cidade de Maricá avança rumo à descarbonização do transporte público com um novo projeto que incentiva a substituição de vans convencionais por modelos elétricos. O prefeito Washington Quaquá anunciou, nesta sexta-feira (31/01), um conjunto de incentivos que beneficiará motoristas de vans, taxistas, mototaxistas e entregadores de aplicativo na transição para veículos elétricos.

Os motoristas de vans do Transporte Público Complementar poderão trocar seus veículos por modelos elétricos, financiados pela Prefeitura por meio do Banco Mumbuca. A Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pelo Transporte Tarifa Zero, já conduz estudos para integrar essas vans ao sistema municipal, assegurando uma operação mais eficiente e sustentável.

“Nós vamos passar a fazer com que as vans sejam as vermelhinhas. Pela Prefeitura, vamos financiar com o Banco Mumbuca e entregar para cada permissionário uma van elétrica. Vamos construir uma estação elétrica para que a van possa abastecer sem precisar pagar combustível”, declarou Quaquá.

Além dos motoristas de vans, taxistas, mototaxistas e trabalhadores autônomos por aplicativo também serão contemplados com crédito a juro zero pelo Banco Mumbuca. Essa linha de financiamento permitirá a aquisição de carros, motos e bicicletas elétricas, promovendo um transporte mais acessível e ecológico.

“Vou fazer estações elétricas e financiar carros para os taxistas e para os mototáxis. A mesma coisa faremos com os entregadores da cidade, o pessoal do iFood, o pessoal que entrega na cidade. Nós vamos financiar as motos e as bicicletas elétricas para que você, empreendedor que entrega nos aplicativos, possa ter um veículo novo, financiado a juro zero numa situação toda especial”, explicou o prefeito.

Além do impacto ambiental e da melhoria na mobilidade urbana, Quaquá ressaltou o compromisso de Maricá com o empreendedorismo. “Como tenho dito, não sou fundo de pensão. Maricá não vai ficar dando dinheiro para quem não empreende. Vamos ajudar os empreendedores de verdade, quem quer trabalhar. Por isso, terão todo o meu apoio para que Maricá seja a cidade do empreendedorismo, do trabalho e do desenvolvimento”, concluiu Quaquá.