Maricá pode receber o primeiro Centro Brasileiro de Protonterapia, uma tecnologia de ponta no tratamento contra o câncer. Nesta terça-feira (18/03), o prefeito Washington Quaquá visita o Centro de Tratamento de Prótons de Madri, na Espanha, considerado uma referência mundial na área. O objetivo é conhecer de perto a estrutura e avançar nas tratativas para uma parceria com o Grupo Quirónsalud, responsável pela operação do equipamento.
A proposta prevê que a Prefeitura de Maricá aporte recursos para viabilizar a instalação do centro no município. A gestão e operação ficarão a cargo da Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), que já coordena a Universidade de Vassouras. A instituição, que oferece cursos de graduação no campus de Maricá, incluindo Medicina, poderá contribuir com a formação de profissionais para atuar na nova unidade.
Durante a agenda na Espanha, o Grupo Quirónsalud apresentará as tecnologias utilizadas no tratamento oncológico por prótons, além de oferecer uma visita guiada às instalações do centro. Também será realizada uma reunião técnica para debater os detalhes da cooperação científica e de capacitação de especialistas, envolvendo a FUSVE e o projeto brasileiro.
A Protonterapia é considerada um dos métodos mais inovadores no tratamento do câncer, por permitir maior precisão na destruição das células tumorais, reduzindo os danos aos tecidos saudáveis e minimizando efeitos colaterais. Atualmente, não há centros desse tipo em funcionamento no Brasil, o que torna a iniciativa um passo significativo na ampliação do acesso a tratamentos oncológicos avançados no país.
