Casa cheia na 2ª edição da Feira Ancestral celebra cultura afro-brasileira em Maricá

0
15
Foto: Vinícius Manhães

A segunda edição da Feira Ancestral, realizada neste sábado (02/08), celebrou a cultura afro-brasileira no bairro Condado, em Maricá. Com casa cheia, o evento reuniu mais de 60 expositores nas áreas de artesanato, literatura, costura, artes plásticas e gastronomia. Durante todo o dia, o público pôde apreciar apresentações culturais, shows ao vivo e roda de samba, em uma programação gratuita promovida pela Casa de Terreiro, com apoio da Prefeitura de Maricá.

Foto: Vinícius Manhães

O evento aconteceu na Rua do Carvalho, nº 4, e teve início ao meio-dia. A tradicional feijoada, servida no local, foi um dos grandes destaques gastronômicos do dia, celebrando a ancestralidade e a culinária de matriz africana.

Idealizada para valorizar a produção cultural afro-brasileira, a Feira Ancestral nasceu com o propósito de oferecer visibilidade a artistas, artesãos, músicos, chefs de cozinha e empreendedores. O espaço também busca promover a inclusão e o respeito à diversidade religiosa e cultural.

O idealizador do evento, Babalorixá Magnun Amado, responsável pela Casa de Terreiro, destacou a importância do apoio coletivo para a realização da feira:

“É através do apoio de muita gente, da Prefeitura de Maricá e toda a comunidade que a gente vem conseguindo construir uma agenda de pertencimento pela cultura afro-brasileira no município de Maricá. E a Casa de Terreiro abre suas portas aos expositores, artistas locais, artistas de nomes, para que possamos de fato preservar a cultura afro-brasileira e transformar e fazer com que essa cultura seja acessível a toda população, quebrando preconceito, racismo e a intolerância religiosa, mostrando que a cultura afro-brasileira faz parte da nossa sociedade, da sociedade brasileira. Por isso é sempre um prazer receber toda a população de Maricá na Casa de Terreiro, para que possa junto com a gente confraternizar, curtir, comer uma boa feijoada, curtir esse momento tão importante que é a realização da Feira Ancestral aqui na nossa cidade”, afirmou.

Entre os expositores presentes estavam Cláudio Vilar (59 anos) e Márcia Cândido (62 anos), artesãos que trabalham com marcenaria criativa, utilizando troncos de árvores caídas e materiais reaproveitados. Cláudio realiza os cortes e o acabamento das peças, enquanto Márcia é responsável pela aplicação da resina.

“Estou achando o máximo essa visibilidade que a Feira Ancestral está dando pra gente, artesãos. Nós estamos em evidência, da mesma forma que a banda de música. Nós não estamos em um cantinho, mas estamos no meio do evento. Isso é fundamental para vendermos as nossas peças. Na feira, estamos também dando destaque”, destacou Cláudio.

Já Carlos Eduardo, morador de Maricá que acompanha a feira desde a primeira edição, elogiou a estrutura e a diversidade do evento:

Foto: Vinícius Manhães

“A feira tá ainda melhor que a primeira. Conseguiu ser melhor que a primeira! Estrutura maravilhosa, bastante comida, muita opção, muitas barraquinhas, aberto pra todos. Tô gostando muito.”

A Casa de Terreiro, responsável pela organização da Feira Ancestral, está localizada na Rua do Carvalho, nº 4, no Condado de Maricá. O espaço é um centro de referência cultural e religiosa voltado à preservação das tradições afro-brasileiras.