spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá será palco da Taça Brasil XCO de Mountain Bike

Foto-Pedro-Cury

 

Maricá será palco da Taça Brasil XCO de Mountain Bike (MTB) nos dias 07 e 08 de outubro na pista do mirante do Caju. A etapa, que faz parte das modalidades olímpicas, vale pontos para o ranking internacional e terá atleta maricaense na disputa. Luiz Fernando Costa, que é funcionário efetivo da Prefeitura de Maricá, é um dos idealizadores da pista construída pela Prefeitura, vice-campeão do ranking OffRoad XTerra Brasil e atual líder em 2017. A competição vai reunir atletas olímpicos internacionais. A disciplina contempla seis medalhas a cada ciclo olímpico.

A pista do Caju é a mais charmosa do cross country nacional e vai estar ainda mais radical em 2017 prometendo grandes disputas. Entre as feras olímpicas com nível internacional estão Raiza Goulão, o maior nome do mountain bike feminino do Brasil, Henrique Avancini, quarto na etapa mundial e melhor resultado de um brasileiro, e Rubens Donizete, campeão brasileiro, que já confirmaram presença na etapa de Maricá que faz parte do Circuito Internacional e tem a supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da União Ciclística Internacional (UCI).

“Para uma pista na modalidade Mountain Bike – XCO há necessidade da criação de alguns obstáculos que sejam compatíveis com os níveis técnicos dos atletas, além dos naturais já existentes no local. O percurso é de aproximadamente 4 km”, afirma Luiz Fernando Costa.

As etapas da Taça Brasil XCO só acontecem em três Estados, Rio, Goiás e Paraná. Maricá será, pelo segundo ano consecutivo, a casa do Mountain Bike Cross Country nacional. No sábado (07/10), os atletas farão um passeio ciclístico pelo Centro de Maricá, para receber as boas-vindas da cidade e a pista ficará à disposição para treinos livres. A grande disputa acontece a partir das 08h de domingo (08/10).

As inscrições podem ser feitas através do site da Fecierj (www.fecierj.org.br/calendario). Além da disputa, a Taça Brasil XCO Maricá vai possibilitar aos atletas um congresso técnico.

Maricá, além de abrigar a equipe campeã do ranking XCO 2015 no Estado, também é responsável pelo projeto de formação de futuros atletas, através da escolinha de mountain bike: Brabinhos. A pista é utilizada para treinamento dos atletas locais, competições regionais e aprimoramento dos alunos escolinha que funciona com a parceria da equipe Brabus Race, Federação de Ciclismo RJ e da Prefeitura de Maricá.

 A prefeitura tem um projeto para transformar o Mirante do Caju num ponto turístico da cidade. No local, que exibe um visual exuberante da cidade, são utilizadas trilhas já demarcadas, sem qualquer dano ao meio ambiente. A construção de novos trechos para utilização da pista não afetou o uso das trilhas para caminhadas e, sim, transformou as trilhas para uso compartilhado.

julien-absalon-practices-at-uci-xco-world-cup-rd3-in-la-bresse

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS