spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá é palco de 1º Festival de Teatro

DSCN1334

Durante dez dias Maricá viveu a magia do teatro com o 39º Festival da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017 – em parceria com a Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Cultura. Pelo Cine Henfil passaram mais de 4 mil pessoas de todas as idades, gêneros, credos e etnias. Todos com um só objetivo: ver de perto os 14 espetáculos apresentados que passavam do drama à comédia, do suspense ao inusitado, da fantasia que encantou crianças e adultos à temas que fizeram muita gente voltar ao passado.

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira dama Rosana Horta e da secretária de Cultura Andrea Cunha participaram do evento que reuniu homenagens e entregas de prêmios. “Esse movimento cultural é muito importante para Maricá. Vimos aqui gente diferente, gêneros teatrais variados e um movimento cultural que contagiou o cidadão de Maricá e o trouxe para o teatro”, prosseguiu.  A população de Maricá abraçou o Festival e isso se confirmou com os espetáculos lotados”, agradeceu o prefeito.

“Desde maio, quando implementamos o projeto ‘Maricá em cena’, percebemos que a cidade estava com sede para o teatro. Não só nas apresentações no Cinema Henfil, mas também nas comunidades e oficinas”, declarou a secretária de Cultura, Andrea Cunha.

Uma das homenagens mais emocionantes foi ao professor José Carlos de Almeida e Silva, falecido em 2012. Ele foi um dos fundadores do primeiro grupo atuante de teatro em Maricá, o Djota. Ator, diretor, figurista e morador do município, José Carlos teve a sua contribuição ao teatro da cidade e do Estado aplaudida pelos amigos e familiares. As filhas Carla Fernanda Nanci e Carla Patrícia de Andrade e Silva receberam o troféu.

Para o presidente da Fetaerj Pablo Rodrigues, o festival em Maricá foi muito intenso. “As pessoas da cidade nos receberam de braços abertos e feliz de um povo que tem um governo que pensa a cultura com seriedade e respeito como vimos aqui. Enquanto o Rio de Janeiro e outras cidades da região estão com fome de cultura, Maricá vai na contramão e mostra que com vontade política é possível fomentar a arte na cidade e oferecê-la aos cidadãos”, afirmou Pablo.

Oficinas colocam a mágica do teatro ao alcance de todos

Oficinas e debates também fizeram parte da programação do 39º Festival de Teatro da Federação de Teatro do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj) – Prêmio Paschoalino 2017 –realizado pela primeira vez, com grande sucesso, em Maricá. As oficinas integradas em que são debatidos os espetáculos geralmente acontecem no dia seguinte às apresentações e falam sobre o trabalho como um todo: figurino, cenário, direção, concepção do espetáculo, objetivo da direção, erros. A discussão pode contribuir para o crescimento do grupo.

De acordo com o diretor da Cia do Risco e Contrabando (do Complexo do Alemão, no Rio), Mauro Marques, a realização do festival acontece anualmente em cidades parceiras. “Maricá se mostrou uma grande parceira com esse equipamento maravilhoso que é o Cinema Henfil”, avalia Mauro. “Acreditamos que a cultura é importantíssima na vida do cidadão, um pilar fundamental na evolução da sociedade e felizmente Maricá está investindo nisso”, completou, enquanto ministrava a oficina de montagem teatral para um grupo de 20 alunos.

As atividades são alternadas entre individuais e em dupla. A cada exercício, os alunos falam sobre o aprendizado, tendo sempre como base concentração, foco e confiança. Entre os alunos, atores na ativa, aposentados e com pretensão na área, moradores de Maricá e até vindos de cidades vizinhas. As aulas de interpretação totalizaram 15 horas/aula. “A ideia é pegar um grupo que não se conhecia partindo do zero e finalizar com uma cena, alguns esquetes, ou seja, uma montagem teatral que tenha início, meio e fim, vivendo esse processo de produção de texto e ideias. Mas se ficar bom, e eu acredito que vai ficar, tem condições de ser apresentado”, completou Mauro.

DSCN1348

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS