spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

UM PARAÍSO NAS ALTURAS

Do alto da Serra do Camburi à vista é de tirar o fôlego

19388648_10203360883660338_5298793024242093629_o

A Serra do Camburi é uma das opções para a prática de diversas modalidades esportivas. Caminhada, Mountain Bike, Cross country e a famosa rampa de parapente são algumas das opções para se fazer no local. A palavra Camburi é derivada do Tupi e significa “mato flexível”.

Para chegar no alto da montanha, é necessário acessar a Estrada do Retiro na altura do km 24 da RJ-106 e seguir a estrada até o final do asfalto.A partir desse ponto a estrada começa a apresentar pontos de erosão, fazendo a subida difícil. Recomenda-se subir utilizando um carro 4×4. Mas toda dificuldade é recompensada quando se chega lá em cima. Do alto descortina-se uma das mais belas vistas do município com as lagoas, a restinga o mar e a cidade.

Circuito ecológico e voo de parapente

O local também é parte do roteiro do Circuito Ecológico, realizado pela Secretaria de Cidade Sustentável. Criado no ano de 2013 na gestão do ex-prefeito Washington Quaquá. Segundo Márcia Lima de Freitas, coordenadora do projeto, inicialmente o Circuito Ecológico pertencia a Secretaria de Turismo, por ter um lado mais voltado para o ecoturismo. ” Com o tempo fomos ficando com uma conscientização ambiental e passamos a integrar a Secretaria de Meio Ambiente, atualmente Secretaria de Cidade Sustentável”, explica Márcia.
Ainda segundo ela, normalmente a subida para a Serra do Camburi pelo Circuito Ecológico acontece pela Estrada de Cassorotiba até a rampa de parapente. A volta é feita até o acesso para a RJ-106, no bairro do Retiro. A caminhada é considerada de nível pesado, com aproximadamente quatro horas de duração e uma das mais procuradas pelos participantes.
O local é conhecido também como principal área de voo de parapente. A melhor época do ano para se realizar o salto é de setembro a março, por conta das condições climáticas mas é possível voar o ano inteiro. Trata-se de uma grande área gramada, com recuo para montagem de equipamentos, podendo ser realizada duas decolagens por vez. Empresas podem ser contratadas para voos duplos no local.
Depois de tanta aventura, a pedida é um pit stop no bar próximo a rampa que oferece pasteis, petiscos, caldo de cana geladinho e uma excelente comida caseira feita no fogo à lenha. E o melhor, é que tudo pode ser saboreado enquanto se contempla toda a beleza de Maricá.

Dicas para uma caminhada segura

Aos aventureiros, recomenda-se usar roupas leves e calçados apropriados. É importante também levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, a caminhada não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

DSC_7994

Fotos: Rosely Pellegrino

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

 

 

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS