spot_img

Leia a nossa última edição

Atividades de verão

Projeto Botinho volta a ser realizado nas praias de Maricá

WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.37.04 (2)

O Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros voltou às areias das praias de Maricá. O projeto Botinho tem a participação de crianças e adolescentes no período de férias nas praias em Ponta Negra e Itaipuaçu para realização de atividades educativas e esportivas.
Em novembro, a Deputada Zeidan foi junto com o vereador Bambam no quartel Geral do Corpo de Bombeiros no Centro do Rio de Janeiro, conversar com o Coronel Roberto Robadey sobre a viabilidade do Projeto Botinho nas praias de Maricá.

“Esse projeto não pode acabar. O vereador Bambam e eu falamos com o prefeito Fabiano Horta para que a prefeitura possa disponibilizar esse projeto na temporada de verão. Nosso prefeito se interessou a ajudar para que as crianças possam ter atividades importantes nas férias”, comentou a deputada Zeidan.

As aulas aconteceram das 8 às 11 horas, de segunda a sexta. Os alunos foram divididos em três turmas: Golfinho (7 a 11 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). A moradora de Cordeirinho Maria Fernanda Barreiras esteve acompanhando a filha Giovana de Moura Barreiros no primeiro dia de atividades.

“Esse projeto eu já conheço desde a minha adolescência na Barra, e principalmente a gente que é morador aqui na praia, uma praia que é mar aberto, isso vai dar uma estrutura para as crianças poderem ter uma noção do perigo que é esse mar. É um projeto muito bom, principalmente que coloca as crianças nas férias para ter exercício, atividades e aprender coordenação, disciplina, trabalho em equipe”, disse.
WhatsApp Image 2018-01-17 at 10.49.11
O projeto Botinho acontece desde 1963 com o objetivo de promover a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. Os jovens recebem noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos.

“O foco é estimular as novas gerações para que adotem uma conduta segura nas praias, espaço democrático e característico do cotidiano fluminense”, acrescentou o coronel Coutinho, comandante do CBA XI (Salvamentos Marítimos).

1

Onda Certa

A Defesa Civil de Maricá realizou na praia de Cordeirinho , o Projeto Onda Certa. Voltado a crianças e adolescentes entre oito e 15 anos de idade que curtem o mar. A turma recebeu aulas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros, condições marítimas, preservação ambiental e iniciação ao surf e bodysurf, além de outros exercícios físicos na areia, como jogos cooperativos – tudo de forma leve e lúdica.
As atividades aconteceram na praia de Cordeirinho – na altura da Rua 90. Uma equipe formada por profissionais de Educação Física, instrutores e técnicos de surf e guarda-vidas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, além de contar com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das Secretarias de Saúde e de Educação prestou toda a assistência aos participantes.

“O Onda Certa tem o objetivo de diminuir as estatísticas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) que apontam o afogamento como a segunda maior causa de morte entre menores até 14 anos”, disse o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos.

Segundo Rodrigo Cooperman, coordenador do projeto , a ideia surgiu a partir do Defesinha, projeto idealizado em 2012 pela Defesa Civil. “Graças ao apoio da Coodemar, conseguimos trazer uma nova dinâmica com a participação de professores e guarda-vidas. Queremos no futuro estender também para uma faixa etária mais adulta”, concluiu Rodrigo.

WhatsApp Image 2018-01-16 at 15.29.53 (1)

Fotos: Tiago Campello

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS