spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Secretários de Desenvolvimento dos municípios do Conleste participam de encontro em Maricá

IMG-20180316-WA0003

 

A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maricá, secretários da pasta em vários municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), o SEBRAE e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) se reuniram para fomentar modalidades de créditos para Micro e Pequenos empresários da região.

“Nosso objetivo é que os municípios auxiliem os nossos empreendedores facilitando o acesso ao crédito e com isso expandir as atividades e aumentar o número de pessoas investindo no seu próprio negócio gerando emprego e renda nas cidades”, afirma Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo de Maricá.

Foram apresentadas duas modalidades de empréstimos para pessoas jurídicas. A primeira é voltada para os Microempreendedores Individuais (MEI). Com um case de sucesso nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, o empréstimo promovido pela AgeRio seria de até R$ 15 mil com juros abaixo dos praticados pelo mercado. As prefeituras precisariam, apenas, fornecer a estrutura necessária e agentes (que seriam treinados pelo SEBRAE e AgeRio) para fazer a intermediação entre a agência fomentadora e os MEI locais.

A segunda modalidade envolve não só a AgeRio como instituição financeira, mas também os bancos federais como Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Nesse modelo, além do limite ser maior (até R$ 700 mil), projetos inovadores dentro do seu mercado teriam taxa fixa de juros, enquanto os já estabelecidos teriam taxa variável após análise de risco.

Uma proposta de crédito para municípios também foi apresentada. Para isso, as cidades interessadas precisam apresentar projetos em duas áreas: mobilidade urbana e saneamento.

Fórum de Desenvolvimento do Conleste

Maricá saiu na frente mais uma vez com a proposta de criação do Fórum de Desenvolvimento do Conleste, que será composto por empresários dos municípios participantes do Consórcio. A proposição foi encaminhada pelo secretário Alan Novais e vai ser discutida nas próximas reuniões dos secretariados. O objetivo é a construção de uma pauta única de desenvolvimento dos municípios com atração de investimentos, geração de emprego e renda e investimentos públicos. O próximo encontro deve acontecer em abril.

“Na próxima reunião os representantes das cidades estarão com ideias mais consolidadas  e que poderão ser incorporadas ao eixo central do Fórum. O objetivo é um só: crescermos todos juntos para gerar mais empregos, ter mais infraestrutura nas cidades, trocarmos experiências de sucesso na área do desenvolvimento econômico e, por conseguinte, sairmos juntos desse momento ruim que está vive o Estado do Rio de Janeiro”, declara.

IMG-20180316-WA0009

Fotos: Adriana Reis

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS