spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Segurança recebe seis novas viaturas para reforço de policiamento

2018_05_04_Novas_Viaturas-4646

Mais seis viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foram adquiridas pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá para dar suporte às ações de patrulhamento na cidade. As novas aquisições se juntam à frota composta por 15 viaturas, duas motos e dois quadriciclos que já operam no município. A apresentação dos novos carros foi feita na manhã desta sexta-feira (04/05) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Os veículos saíram da base do Proeis, em Ubatiba, e seguiram em comboio em direção à praça. O secretário da pasta, Celso Netto adiantou que já a partir da próxima semana novos veículos chegarão para substituir os já existentes, no intuito de dar mais eficácia nas ações de ordenamento e segurança. “Estamos ampliando o número de viaturas em mais seis e ao mesmo tempo substituindo a frota porque faz parte do planejamento para não ficar sucateada e o serviço não perder a eficácia com o decorrer do tempo”, disse.

Ainda segundo Celso Netto, as ações de segurança pública que ocorrem no município e os programas executados em parceria com o 12° BPM de Niterói – que atende também Maricá – têm diminuído o número de ocorrências na cidade.

“Temos programas em parceria com a 6ª Cia do 12º BPM que é o policiamento motorizado na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) logo às 4h para garantir o direito de ir e vir do trabalhador. Então, esse trabalho feito em parceria com o comando do 12º BPM tem dado uma eficácia maior no policiamento e conseguido diminuir o número de incidentes na cidade. Com isso, a sensação de segurança vai aumentando, e na prática a população se sente mais segura”, concluiu.

Há 17 anos na Polícia Militar, o 2º Sargento Damasceno, que integra o quadro de 54 policiais trabalhando no Proeis do município, parabenizou a parceria da corporação com a Prefeitura, uma vez que o Estado do Rio passa por dificuldades financeiras e não consegue arcar os compromissos firmados com os servidores públicos estaduais. “É uma forma de ter outros proventos”, afirmou o policial.

Morador de Itaipuaçu, Ismael Henrique Vargas, de 25 anos, que passava pela praça no momento da apresentação da nova frota, disse que percebe no seu cotidiano o resultado positivo das ações do programa. “Tenho achado bem melhor. Está diminuindo roubo e furto na minha região. Acredito que essas novas viaturas vão contribuir ainda mais para acabar com a violência”, avaliou o pedreiro, que morou durante 15 anos em São José do Imbassaí e hoje vive em Itaipuaçu.

As novas aquisições integram o plano municipal de segurança pública de Maricá que deu início em outubro do ano passado em solenidade realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel. O Proeis é uma parceria da Prefeitura com a PM que coloca diariamente 30 policiais no período diurno e 24 no período noturno (que estarão de folga em seus batalhões e unidades), para atuarem nas ruas com guarnições da Guarda Municipal, somando-se ao efetivo policial que já atua normalmente. Cada um recebe em média R$ 260 a cada 12 horas trabalhadas, com o custo mantido pelo município.

2018_05_04_Novas_Viaturas-4557

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS