spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Avança a instalação de 240 km de cabos de fibra ótica em Maricá

Instalação de cabos de fibra ótica - Foto Elsson Campos

A interligação de Maricá com cabos de fibra ótica entrou em nova fase esta semana. A ‘infovia’ que vai informatizar todos os serviços públicos municipais através de uma rede de 240 quilômetros de cabos de fibra ótica já recebeu os primeiros carretéis. As equipes começaram a instalação dos cabos nas ruas na última quarta-feira (16/05) no Paço Municipal e em vias no entorno da prefeitura, no Centro.

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, serão interligados 160 prédios públicos que incluem postos de saúde, escolas e os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros. A meta é também disponibilizar 30 pontos de acesso público à internet por rede wi-fi e instalar 60 câmeras de monitoramento em toda a cidade.

A instalação da primeira etapa da ‘infovia’ tem previsão de oito meses e vai beneficiar as regiões do Centro, São José de Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu. Na segunda fase, prevista para 2019, a rede segue pela região litorânea até Ponta Negra. Uma pequena rede de fibra ótica já funciona entre os prédios da Prefeitura e o dos Sistemas Integrados Municipal (SIM), ambos no Centro. O coordenador de TI Vítor Silveira informou que a instalação da rede parte do Centro e vai, inicialmente, até o prédio anexo do Caxito.

“Escolhemos para começar essa região que vai do Centro até Itaipuaçu porque ela concentra a maior parte dos aparelhos públicos municipais. Ao final da primeira etapa, será possível por exemplo, que os postos de saúde e o novo hospital Ernesto Che Guevara tenham on line os prontuários de todos os pacientes atendidos na rede e também emitir receituários a cada um deles. É muito mais agilidade nas informações”, afirmou o coordenador.

Instalação de cabos de fibra ótica - Foto 2 Michel Monteiro

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS