spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’ leva ações ambientais para Bambuí

2018_05_22_Projeto_Lagoa_Limpa-Bambui-0080

Realizado pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe”, levou cerca de 40 alunos da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva para uma ação de conscientização sobre a importância da limpeza e da preservação do sistema lagunar do município, em Bambuí.

Os estudantes do 4° e do 5° ano ouviram atentamente as explicações feitas pelo gerente de Pesca da secretaria, Gerhard Sardo, plantaram mudas de árvores frutífera e recolheram o lixo deixado nas margens do canal que passa por baixo da Ponte de Bambuí. “Em cada ação do projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’ nós buscamos conscientizar os alunos através de palestras, dinâmicas de grupo, coleta de lixo e plantio de árvores. Hoje nós plantamos 50 mudas, entre pitangueiras e cajueiros”, afirmou.

De acordo com Gerhard, a iniciativa vem sendo desenvolvida desde o início do ano passado. “Já temos um ano e cinco meses de atuação, desenvolvendo várias ações junto às comunidades pesqueiras em Zacarias, Itaipuaçu, Ponta Negra, Jacaroá e tantos outros lugares. Em cada local levamos um grupo diferente de crianças, para que elas possam ter o entendimento dos prejuízos ambientais causados pelo homem, que polui e ocupa desordenadamente os espaços”, concluiu.

A diretora da E.M. Alcione, Andréia Machado Alcântara, aprovou o trabalho e falou sobre a proposta integrada da construção de textos em que os alunos falem sobre a experiência. “É a primeira vez que nossa escola participa deste projeto, estamos achando incrível porque a maioria dos nossos alunos são moradores do bairro e essa é uma lagoa com a qual eles têm contato diariamente. Saímos da escola com foco em tudo que está sendo visto e falado, para reunir em redações onde queremos que eles nos contem o que foi vivenciado na prática”, explicou Andréia.

Todo o material recolhido nas ações ambientais é levado para o aterro sanitário do município. A cada ação são recolhidos entre 300 e 500 kg de lixo. Denúncias de crimes ambientais devem ser encaminhadas para o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal de Maricá através do telefone 153.

Estiveram presentes a subsecretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julyana Von Matter; Fábio Costa, representante da Secretaria de Assistência Social; professor Marcos Lacerda, representante da Secretaria de Educação; e Vanuza Lúcio, responsável pelo Grupamento de Defesa Ambiental.

2018_05_22_Projeto_Lagoa_Limpa-Bambui-0046

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS