Três meses depois do início dos trabalhos, a macrodrenagem que vai beneficiar o centro de Maricá e parte do Flamengo continua avançando. A rede de estruturas pré-moldadas que começou a ser instalada na altura da Praça Conselheiro Macedo Soares, em fevereiro, chegou até a esquina com as ruas Mário Lopes da Fontoura e Francisco Martini, onde também estão sendo colocadas manilhas de 1,2 metro para ajudar no escoamento de águas das chuvas.
De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, a instalação da rede principal segue nos próximos meses pela Rua Uirapurus até a altura da Rua João dos Santos Mendes, de onde vai em direção à Escola Estadual Domício da Gama para, em seguida, chegar à Rua Alfredo Antônio da Silva através de manilhas. Para os moradores da área, a obra traz esperança de encerrar uma série histórica de enchentes.
“Minha casa já ficou alagada algumas vezes e sempre houve promessas de melhorar, mas nunca realizadas. Finalmente estamos vendo e a prefeitura está de parabéns”, afirmou o autônomo Carlos Alberto Bastos, de 64 anos, que mora na Rua Francisco Martini. Outro morador, o aposentado Genésio Ferreira da Costa, passava pelo local e olhava curioso a instalação. “Morei em ruas diferentes daqui e sempre virava um rio com chuva forte. O que fizerem para melhorar será bem vindo”, disse ele, que tem 69 anos.
Mais drenagem – Há ainda outras ações de drenagem em bairros diferentes da cidade. No Vale da Figueira, entre Espraiado e Bananal, a intervenção iniciada em abril entrou numa nova etapa. A Secretaria de Obras está instalando uma rede de manilhas de 1 metro de diâmetro ao longo da Avenida Um, numa extensão de quase um quilômetro entre as rodovias RJ-106 e RJ-118. De acordo com o órgão, as novas galerias vão receber águas das chuvas da Avenida Um e das ruas do entorno para deságua no rio Caranguejo, que corta a localidade.
No Condado, outra equipe também instala uma rede de escoamento, enquanto em São José de Imbassaí as galerias estão em fase final de montagem na Rua Itapagé, no Marine. Os trechos já instalados recebem peças de meio-fio para pavimentação.
Fotos: Marcos Fabricio
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click