Maricá deu início à Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite. Todos os 32 postos de saúde existentes na cidade estão aptos a atenderem cerca de 9.680 crianças de um ano a menores de cinco anos, o que representa 95% do público-alvo da campanha. A ação de imunização tem o seu Dia “D” no próximo 18/08 e termina no dia 31/08. O atendimento acontece das 8h às 16h30.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Maricá, Márcia Matos, a pasta recebeu duas cotas de vacina: a primeira com 4.600 doses e a segunda com 4.800, totalizando 9.400. “Uma criança vacinada protege outras. Os pais precisam entender que se não vacinar, pode causar doenças em outra criança”, disse. “Vamos ficar em campanha durante quase um mês. O sarampo mata”, completou. A gerente acrescenta que as pessoas acima da idade indicada pelo ministério receberam a vacina na rotina, mediante a disponibilidade nos postos de saúde. “Fora da faixa etária proposta pelo Ministério da Saúde (um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias) todo usuário que comprovar duas doses da vacina de sarampo ou tiver tido a doença encontra-se imunizado”, completou.
Entre os sintomas causados pelo sarampo estão coriza, conjuntivite, exantema (pintas vermelhas) associados à febre acima de 38 graus. Para receber a imunização, a população deve levar o cartão de vacinação. Caso o adulto não possua o cartão, ele deve apresentar seu documento de identidade.
Fotos: Fernando Silva
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click