spot_img

Leia a nossa última edição

Abram- se as cortinas

Maricá recebe 40ª edição do Festival de Teatro

43212464624_1c2e864bf3_o

Pelo segundo ano, Maricá recebeu a 40ª edição do Festival de Teatro da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), Prêmio Paschoalino 2018. Foram 10 dias com diversas apresentações de espetáculos para adultos e crianças.

O principal palco do evento, foi o Cineteatro Henfil, mas apresentações aconteceram também na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), na Praça Ferreirinha (Itaipuaçu), em escolas municipais e nos condomínios do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu.

O Festival tem como objetivo intensificar o intercâmbio teatral aperfeiçoando e capacitando artistas e técnicos, estabelecendo um fórum de troca de experiências e discussão das diversas linguagens cênicas.

Oficinas de Iluminação e Cenografia

43882975342_a9a0524c34_o

Atores, produtores, diretores e coreógrafos aproveitaram para se capacitar. Enquanto um grupo integrava a oficina de cenografia no Cineteatro Henfil, outro grupo aprendia sobre iluminação.
Cenógrafa e figurinista, Joana Lavale apresentou parte de sua pesquisa de mestrado sobre cenografias de grupos teatrais brasileiros a partir da obra de Shakespeare e propôs que, a partir dos elementos existentes no local, os alunos criassem cenas com diferentes relações de palco e plateia.
“A proposta é abrirmos um fórum para repensar o espaço da cena nos debruçando sobre o que o teatro significou em outros momentos históricos. Então aqui é um lugar de debate, onde pensamos também, qual o significado do lugar do teatro nas cidades brasileiras, nos grupos que estão atuantes nesse momento”, explicou.
Presidente da Fetaerj, o gestor cultural e iluminador Pablo Rodrigues ministrou a oficina de iluminação que, segundo ele, ajuda a preparar o backstage dos municípios aqui representados. “Nós temos vários iluminadores que saíram dessas oficinas e voltaram para os seus municípios com uma bagagem técnica muito maior. Isso é de uma importância não só econômica, porque muitas vezes já saem daqui com uma profissão, como permite que tenham uma visão da parte externa do fazer teatral”, finalizou.

43025997995_365e57c364_o

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS