spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Museu Matriz Nossa Senhora do Amparo

Igreja inaugura museu com sua história através do tempo

38926446_2064143466971453_6107453566610309120_o

A Igreja Matriz abriga a partir de agora no segundo andar o Museu Paroquial. Chamado de Matriz Museu Nossa Senhora do Amparo, o museu reúne acervo sacro e acervo que conta a história de Maricá através da Matriz de Nossa Senhora do Amparo. O museu é parte do projeto de restauração da igreja. A última grande restauração é da década de 50, realizada pelo professor Adail Bento Costa, junto com Cônego Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, O Pe. Batalha.
A inauguração contou com apresentação da Orquestra Jovem da Viação Nossa Senhora do Amparo seguida da benção do Museu feita pelo Padre Ricardo Dias. A curadoria do museu é de Ciro Quintella Lacerda com apoio de Renata Gama, do Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso de Maricá.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9 às 17h com agendamento   na Secretaria Paroquial ou pela Curadoria do Museu Matriz  no telefone: 21 99736-0159.

Para Ciro Quintella foi muito gratificante a Inauguração do Museu Paroquial: Matriz Museu Nossa Senhora do Amparo e que esse trabalho em conjunto foi possível graças a colaboração de todos os amigos, colaboradores e benfeitores do Projeto de Restauração da Matriz – 2018.

“Em breve buscaremos mais recursos para a preservação do nosso Acervo Sacro, mais acessibilidade para as pessoas idosas e deficientes poderem também ter acesso a cultura e a esse Museu de Arte Sacra que nasce do coração da Igreja Matriz para todos os devotos de Nossa Senhora do Amparo e para toda a comunidade de Maricá. Gratidão a todos por terem acreditado no nosso trabalho, que é sério e compromissado com a conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso de Maricá”, comentou.

O Padre Ricardo Fonseca Dias, um dos responsáveis pela restauração da igreja agradeceu o apoio de todos para que esse projeto fosse concretizado. “O grande presente à Nossa Senhora do Amparo foi a sua entrega e a sua filiação no seu projeto de amor. Juntos e por Maria fomos capazes de realizar grandes maravilhas em nossa Paróquia, um verdadeiro milagre aconteceu por meio de nossa devoção à Mãe de Deus. Nossa missão de restauração da Igreja Matriz ainda não acabou contamos com o seu apoio e generosa colaboração”, comentou.

Dentre os itens que fazem parte do museu está a antiga bicicleta do Cônego Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, o Padre. Batalha. Ela estava sob os cuidados de Carlos Sampaio, responsável por guardar e restaurar a bicicleta,que por muitos anos foi o veículo de evangelização utilizada pelo Cônego para anunciar a Palavra de Deus por Maricá.
Essa bicicleta segundo informações dadas pela Dona Eunice Coelho, foi um presente dado pelas Filhas de Maria ao Padre Batalha, na mesma cor (azul) da Fita da da Pia União de Maria e do Manto de Nossa Senhora do Amparo.
39027444_2064146133637853_7965275351628644352_n

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS