spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Festival de bandas escolares agita quadra do Joana Benedicta Rangel

2018_09_15_Primeiro_Festival_de_Bandas-FABRICIO-3630

Um festival reuniu no último sábado (15/09) 16 bandas escolares na quadra do CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro. O evento foi organizado pelo próprio colégio teve a participação de grupos vindos de municípios vizinhos, como São Gonçalo, Saquarema, Rio Bonito, Araruama e até de São Paulo. Cada banda recebeu um troféu de participação no encontro, que foi considerado um sucesso pela direção da unidade.

“Para nós é um resgate dessa tradição para os alunos. Tem gente de várias cidades aqui para prestigiar isso é muito gratificante”, ressaltou a diretora Wanda Timóteo, ao lado da secretaria de Educação de Maricá, Adriana Luíza da Costa, que era uma das mais animadas. “Muito bom ver a alegria dessa meninada, a dedicação deles é muito bonita”, avaliou. Entre as escolas de Maricá, a E.M. Maurício Antunes de Carvalho marcou presença. A banda do Joana Benedicta Rangel se apresentou no encerramento do festival.

De acordo com o maestro Alexandre Ismério, o grupo de 40 componentes se reuniu em abril para começar os preparativos do evento. “Muita gente nos parabenizou pela organização e pela receptividade. Antes daqui, vencemos um concurso em Iguaba Grande”, contou o maestro, acrescentando que o grupo disputa o campeonato estadual no próximo dia 30 em São Gonçalo, e pode se credenciar para o torneio nacional, que acontece em novembro no Recife.

A satisfação não era apenas dos organizadores do festival, mas também dos participantes. Um exemplo foi a maestrina Simone Gomes, que comandou a equipe da Escola Municipal Professora Maria Lydia Coutinho, que fica no bairro Rio do Ouro, em Rio Bonito. “Me emocionei muito com a apresentação deles e de outras bandas. No nosso caso, são crianças muito carentes e que gostam muito de participar”, explicou ela.

Uma história ainda mais curiosa é a chamada ‘corporação musical’ da escola Professor Carlos Brandão, que fica no Centro de Cachoeiras de Macacu. A diretora da unidade, Giovana Olegário, revelou que esta é a única banda em atividade em todo o município e que se mantém com contribuições de cada um ou através de doações.

“Houve uma época em que tínhamos maestro e instrumentos, mas não tínhamos músicos. Os que temos hoje são de comunidades carentes da cidade, não necessariamente alunos, e estamos ganhando prêmios onde tocamos. Se tivéssemos mais incentivo, faríamos mais”, acredita a diretora.

2018_09_15_Primeiro_Festival_de_Bandas-FABRICIO-3659

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS