spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania terá 3ª edição

Realizada desde 2017 pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, a Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania, que já formou mais de 200 pessoas no curso que aborda temas relacionados à qualidade de vida, moradia digna, habitação segura e saudável, o direito à cidade e o exercício da cidadania, chega agora na sua 3ª edição.

Ao todo, serão disponibilizadas 180 vagas por módulo destinadas a qualquer cidadão que tenha interesse em participar do programa. Membro da última turma, Agripino Moura Guimarães, de 52 anos, recomendou a iniciativa. “Me inscrevi por curiosidade, agora me sinto grato por ter feito parte deste curso. Tenho uma relação muito próxima com pessoas moradoras de comunidades carentes, onde já fui síndico de condomínio, com as coisas que aprendi, vou poder levar um pouco de esclarecimento para eles”, comentou.

As aulas serão ministradas no Cineteatro Henfil, com três módulos independentes que acontecerão nos meses de outubro (dia 18), novembro (dia 13) e dezembro (dia 04) – no dia 08/12 acontece uma aula prática sobre produção de horta comunitária na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Moradora do município há seis anos, Aline dos Santos Rodrigues Macau, de 34 anos, falou sobre a importância da ação. “Trabalho como assistente social, desta forma, acho importante conhecer sobre a política de habitação para melhor atender os meus usuários. Além disso, o curso somou aprendizados em aulas sobre tecnologia, propostas que estão sendo estudadas para serem implantadas na cidade, meio ambiente, e tudo mais que poderia contribuir, somando mais conhecimento”, destacou.

Com um total de 12 horas-aula mesclando conteúdo teórico e prático, o curso será dividido em sete aulas sob os seguintes temas: Moradia como instrumento de cuidado da saúde, família e comunidade; Patologia; Projetos e obras da Prefeitura de Maricá; Projetos de governo 2020; Acesso à formação técnica profissional; Saneamento; e Horta Comunitária. Para cada módulo será emitido um certificado de participação independente.

“Moro há pouco tempo em Maricá e fiz o curso pensando inicialmente em interagir com outras pessoas, acabei achando muito valioso e importante porque o curso ajuda a conhecer o lugar onde moramos e saber o que esta sendo feito. Aqui são realizadas muitas obras e a curiosidade é sempre grande, por isso gostei muito do curso, porque ele me esclareceu muita coisa a respeito do que esta acontecendo e o que podemos fazer para ajudar a cuidar”, contou Silvia da Cunha Pascoal, de 57 anos.

Segundo a secretária Rita Rocha, esta é uma oportunidade para formar e ao mesmo tempo informar sobre os programas desenvolvidos pela Prefeitura. “Temos a chance de mostrar o que o município tem feito e quais os desafios que ainda temos para vencer, como na questão do saneamento. Temos feito grande esforço para trazer água para Maricá, além da luta com a Cedae para conseguir a concessão do esgoto, para que possamos fazer obras e investimentos públicos na área de infraestrutura, mas no geral, as pessoas acabam não sabendo disso”, destacou.

As inscrições para a 3ª Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania devem ser feitas através da página eletrônica da secretaria (clique aqui). As aulas serão ministradas no Cineteatro Henfil, que fica na Rua Domício da Gama esquina com Rua Alferes Gomes, no Centro, das 18h às 21h.

2018_10_08_Acao_Interdisciplinar_Curso_de_Cidade_e_Cidadania-CLARILDO-3432

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS