spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Prefeitura apresenta experiências em Economia Solidária em Fórum na Espanha

O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, participou em Bilbao, na Espanha, entre os dias 01/10 e 03/10 do Fórum Global de Economia Solidária (GSEF), que está em sua quarta edição. Com o tema “Economia Social e Cidades Valores e competitividade para um desenvolvimento local inclusivo e sustentável”, o secretário levou aos participantes a experiência desenvolvida pela Prefeitura de Maricá com a Moeda Mumbuca, ônibus gratuito, hortas comunitárias e renda básica universal.

Durante o encontro, Maricá foi convidada para participar de um grupo de trabalho com vários governos municipais do mundo, liderado por Seul, Coréia do Sul, sobre políticas públicas de economia solidária. O GT fará parte da União de Cidades e Governos Locais (UGLG), uma organização mundial de municípios. Maricá se inscreveu no fórum e foi uma das 30 cidades escolhidas para participar dentre mais de 500 inscritas, sendo  a única cidade do Brasil.

O secretário afirmou que participar de um encontro tão importante para a economia solidária no mundo reforça a importância de se repensar o modelo econômico que queremos. “Enquanto o capitalismo prega a exploração do homem pelo homem, este modelo de economia entende a pessoa como fundamental para um sistema mais justo para reduzir as diferenças sociais”, disse. “É mais uma forma de trazer renome à cidade e torná-la reconhecida internacionalmente como centro de políticas públicas voltadas pra uma sociedade mais justa e igualitária em um governo para as pessoas”, completou Diego Zeidan.

O Fórum Global de Economia Social GSEF, foi iniciado na cidade de Seul em 2013, em colaboração com os seus parceiros locais no campo da economia social. A edição de 2014, realizada mais uma vez na capital da Coréia do Sul, culminou com a fundação da GSEF como uma associação internacional permanente que reúne as administrações e as partes interessadas da sociedade civil local que reconhecem a economia social como um todo, fator chave do desenvolvimento econômico local. Em 2016, a cidade de Montreal e o Chantier de l’Economie Sociale co-organizaram o fórum em Montreal, mostrando a colaboração entre governos locais e agentes da economia social para o desenvolvimento das cidades.

O GSEF é uma rede internacional que reúne as administrações e as partes interessadas da sociedade civil local comprometidas em apoiar o desenvolvimento da Economia Social e pretende atuar como um centro para compartilhar perspectivas e experiências através da colaboração e cooperação transfronteiriça baseada em parcerias multilaterais em busca de um mundo inclusivo, igualitário e centrado nas pessoas.

IMG-20181004-WA0003

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS