spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Karatê Interestilos reúne 252 atletas em Maricá

A Copa Maricá de Karatê Interestilos, realizada pela Federação Fluminense de Karatê Interestilos (FFKIRJ) com o apoio da Prefeitura de Maricá, reuniu 252 atletas de 14 associações de Maricá, Angra dos Reis, Piabetá, Duque de Caxias, Petrópolis, Rio das Ostras e muitas outras. O evento aconteceu no último domingo, 18/11, na Arena Flamengo (Flamengo) e contou com apresentação de duas modalidades, o kata (luta com adversário imaginário) e o kumite (luta) de acordo com faixa etária e graduação em 69 categorias.

“As inscrições são abertas a todas as associações do estado. Maricá é hexa campeão estadual de karatê do ranking da federação. A cidade tem os principais atletas do estado do Rio de Janeiro do Karatê Interestilos. As duas campeãs mundiais de Karatê, Renata Rocha e Isabelle Macedo, são daqui. Por isso, escolhemos a cidade para a competição”, explicou o presidente da federação, João Daniel Santana, antes de completar: “A Renata tem um projeto incrível dentro da Escola Municipal Maurício Antunes, que atende diversas crianças de diferentes faixas etárias, que tem uma ótima disciplina e acabam tendo, com o apoio da Prefeitura, muita oportunidade dentro do karatê, ultrapassando muitas fronteiras. Essas crianças já viajaram para Irlanda, Escócia e há quatro anos participam dos campeonatos nacionais conquistando resultados significativos”, destacou.

Aos 25 anos, Renata Rocha estava acompanhada de 44 alunos e falou sobre a importância da competição. “Há muitos anos esse evento não era realizado em Maricá. Para essas crianças que participam, o fato de competir em sua própria cidade, sendo vistos por suas famílias, é um incentivo a mais. Em eventos fora da cidade acaba sendo um pouco mais difícil disso acontecer. Além de permitir essa junção da família com o esporte e caminhando com a educação”, explicou.

Atualmente como dublê da atriz Laryssa Ayres, que atua como karateca numa novela na televisão, Isabelle Macedo explicou que a nova função é um incentivo a mais. “A pressão aumenta, mas eu continuo com a cabeça de fazer minha melhor apresentação, não cair de nível e ajudar a levantar o karatê no Brasil. Isso é um incentivo a mais para mim tanto para melhorar como atleta como para participar dos campeonatos. Como atleta profissional, meu ensinamento é fundamental para a atriz. Então eu dou uns toques pra ela, pois precisamos estar na mesma sincronia. Além disso, eu quero melhorar sempre e tenho gratidão por todos que me treinaram”, declarou.

As premiações foram acontecendo simultaneamente com o kata e o kumite. Entre os atletas que conquistaram a medalha de ouro no Kata estão Thaís Santana (15 anos), moradora de Barra de São João e Ligia Faria (43 anos) de Angra dos Reis. “Eu fiquei muito satisfeita com a minha apresentação. Tive nota 23.1 e fiquei muito feliz, mesmo não tendo outras competidoras para comparar o meu resultado”, disse sorridente.

Praticante de karatê há cinco anos, Raiane Pereira (15 anos) conquistou a medalha de ouro em kata e de prata no kumite. “Acho que a colocação depende do momento, da estratégia, do dia. Depende da pessoa estar preparada. Eu não me dediquei o quanto eu poderia e por isso não me sai melhor no kumite. Mas fica a experiência para fazer melhor na próxima vez. Tem gente que prefere o kata e tem gente que prefere o kumite. Eu gosto dos dois porque o karate não é só um ou outro. Estou feliz com as minhas duas medalhas”, confessou a aluna da Escola Mauricio Antunes.

Segundo os organizadores, o resultado oficial com o nome de todos os atletas estará disponível em 48 horas no site oficial da FFKIRJ que é www.ffkirj.com.br, após auditoria para a confirmação de todos os pontos.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS