A Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado do Rio de Janeiro avançam em uma parceria para reforçar a segurança no município. Em reunião realizada nesta quinta-feira (06/02) no Palácio Guanabara, o prefeito Washington Quaquá e o governador Cláudio Castro discutiram estratégias integradas para coibir a entrada de armas, drogas e produtos ilícitos na cidade. O encontro contou com a presença de Arlen Pereira, secretário Executivo de Gestão de Governo de Maricá, e Nicola Miccione, secretário da Casa Civil estadual.
A cooperação entre os governos municipal e estadual tem como foco o uso de inteligência e tecnologia para fortalecer o combate ao crime. Para Quaquá, a parceria demonstra que é possível unir esforços para melhorar a vida da população.
“Estamos provando que é possível trabalhar juntos. Em Maricá, a criminalidade não terá espaço”, afirmou o prefeito.
Já o governador Cláudio Castro destacou que o enfrentamento ao crime organizado precisa ir além do confronto armado, apostando em inovação e inteligência para desarticular financeiramente os grupos criminosos.
“Essa parceria entre Estado e Prefeitura é inédita no Rio de Janeiro. Maricá está se tornando referência em segurança pública, e nosso compromisso é garantir a proteção dos cidadãos”, declarou Castro.
A segurança tem sido uma prioridade da gestão municipal. No início do mandato, Quaquá recebeu o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, para discutir um projeto piloto que visa integrar sistemas de informação entre os órgãos de segurança. Como parte desse esforço, será desenvolvido um aplicativo para facilitar o acesso dos agentes a bancos de dados compartilhados, garantindo mais eficiência no combate ao crime.