spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Hospital Municipal Conde Modesto Leal ganha novos equipamentos

2018_04_19_Novos_Equipamentos_Conde_Modesto-0547

Passando por reforma, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, já recebeu novos equipamentos. São, ao todo, 80 leitos, 6 respiradores, 80 cadeiras para atendimento, 9 aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), 2 respiradores neonatais com transporte (caso o paciente precise ser transportado de ambulância), 80 criados mudos e 50 focos cirúrgicos estão listados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“São vários os materiais e equipamentos que vínhamos solicitando e que agora estamos começando a receber. O Hospital está sofrendo mudanças paulatinamente, já que estamos fazendo as reformas com a unidade em funcionamento”, afirmou a secretaria Simone Costa.

De acordo com Simone, a unidade já conta com canetas descartáveis para cautério (estancar sangramentos), testes biológicos para certificar a esterilização dos ambientes, televisores para as enfermarias e diferentes equipamentos. “Já trocamos os focos das salas e todas as camas do trauma, que hoje são de fácil manuseio, caso algum paciente precise ser entubado”, contou, explicando que a sala do trauma será a última a passar por obras. “O trauma será o último lugar a ser reformado, já que requer toda uma logística de emergência”, completou.

Acompanhando a mãe Guiomar, a usuária Maria da Conceição, de 55 anos, falou sobre as novidades. “Minha mãe teve um desmaio e agora está tomando medicação porque estava com a pressão alta. Como ela já é idosa, estamos sempre por aqui, é muito bom ver que as coisas estão mudando. Antes eram muitas macas nesta parte, com as cadeiras ficou mais confortável, agora tem até mais espaço”.

Responsável pela rotina da Unidade para Pacientes Graves (UPG), que recebeu cinco novos respiradores mecânicos, Paulo Abreu considerou os equipamentos essenciais para manter a conduta de segurança do atendimento. “A tecnologia médica é essencial para o trabalho com esses pacientes mais instáveis. Os novos respiradores mecânicos dão um padrão muito bom de assistência aos pacientes que têm insuficiência respiratória. São equipamentos que tem um visor que mostra todas as curvas de ventilação e são muito amigáveis no ponto de vista do uso, porque possuem uma tela touch screen que facilita o manuseio”, explicou o médico.

A estrutura da nova farmácia também já está pronta, faltando apenas a finalização das prateleiras para entrar em funcionamento. “Tínhamos uma farmácia muito pequena, que não comportava os recursos que temos agora. O novo espaço conta com uma sala para administração, computadores, estoque, banheiro, ambiente climatizado e diferentes portas para entrada e saída de medicamentos e funcionários”. Dentro da logística de mudanças, que chegarão até a recepção do Conde Modesto, depois da Sala de Estabilização, o foco é a Sala de Sutura. “Quando a estabilização estiver pronta, todos os leitos serão individualizados, separados por biombos para que os pacientes tenham garantida a sua privacidade. Depois será a vez da sala de sutura, que nunca foi mexida e tem toda uma estrutura hidráulica que precisa ser substituída”, disse a secretária Simone Costa.

Já citada, a recepção ganhará computadores que irão operar com um programa customizado para exibição de prontuários, onde será possível ter acesso ao número de pacientes em tempo real, link do cadastro dos pacientes com o cadastro do SUS e digitalização de raios-x. “Nossos recepcionistas já estão passando por uma capacitação interna, onde toda quarta-feira eles recebem instruções sobre cada ponto dessa nova estratégia. A ideia é que em breve possamos fazer essa informatização”, ressaltou.

2018_04_19_Novos_Equipamentos_Conde_Modesto-0514

Fotos: Elsson Campos

Marica Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS