spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação da Defesa Civil

2018_06_01_Capacitacao_Agentes_Comunitarios_de_Saude-8644

A primeira turma de agentes comunitários de Saúde a passar pela capacitação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá com foco na Gestão do Risco de Desastres se reuniu no espaço Plaza PET, no Parque Nanci. Ao todo, 160 alunos distribuídos por distritos receberão instruções sobre a atuação da pasta e sobre o preenchimento de formulários que irão agregar informações ao Plano de Contingência do município.

De acordo com o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, major Wellington Silva, após a última capacitação os agentes receberão o material que será incorporado ao dia a dia deles. “A ideia é conseguir um levantamento da quantidade de pessoas e suas características dentro das suas respectivas áreas de risco para realizar um estudo de demanda. Na possibilidade de um evento adverso nessas regiões, teremos essa demanda antecipada e conseguiremos atender efetivamente a possível problemática que venha a acontecer”, explicou o major.

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, o Plano de Contingência vai ajudar a minimizar riscos e ajudar na rede de urgência em situações adversas. “É muito importante estarmos fazendo essa integração, não só para prevenção, mas para a conscientização. Os agentes comunitários são a nossa ponta, eles vão em cada residência e sabem do histórico de cada pessoa, desta forma podem colaborar na identificação de alguma área em situação de risco ambiental ou estrutural”, disse Simone.

A aluna Alessandra Guedes, que atua na área de acolhimento da Secretaria de Saúde, falou sobre a importância da instrução. “No ano passado eu participei das campanhas de vacinação contra a febre amarela e percebi o quanto é importante a atuação da Defesa Civil. Quando fomos fazer busca ativa para encontrar as pessoas que precisavam ser vacinadas, passamos a entender um pouco o trabalho deles. Agora estamos ganhando embasamento para ajudar as pessoas e ao mesmo tempo ter um suporte”, finalizou.

2018_06_01_Capacitacao_Agentes_Comunitarios_de_Saude-8697

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS