spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá integra o Geovias



Projeto fornece dados atualizados das redes aérea e subterrânea das principais concessionárias da região metropolitana

Maricá passa a  integrar o Projeto Geovias Metropolitano que  consiste na integração de um cadastro da rede de infraestrutura aérea e subterrânea de 10 concessionárias dos 21 municípios da Região Metropolitana. 

“O projeto Geovias Metropolitano constrói uma base de dados unificada e atualizada das redes da infraestrutura da Região Metropolitana. Com isso, permitimos o compartilhamento de informações das redes de distribuição de água, gás, esgoto, energia elétrica,telefonia e dutos para a coordenação de obras de forma integrada, e também prevenindo acidentes”,  explicou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Paulo César Silva Costa.

O sistema também permite a racionalização do planejamento de obras e melhoria de arrecadação, tanto para as concessionárias, quanto para as prefeituras da região.

“Com a ampliação da base territorial de cadastro, os municípios podem cobrar melhor seus impostos municipais, gerando possibilidade de maior investimento em serviços para a população”, afirmou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana.

O Geovias permite a atualização permanente do cadastro da infraestrutura, tendo como base de hospedagem de dados o Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da Prefeitura do Rio. As concessionárias integrantes do sistema são: Light, Enel,CEG, CEG-Rio, Cedae, Oi, Claro/Embratel, Tim, Fetranspor e Transônibus. Além das assinaturas dos acordos de cooperação técnica entre a Câmara Metropolitana e as cinco prefeituras também haverá a assinatura dos termos de prorrogação comas dez concessionárias.

Ao final do evento, o coordenador técnico do IPP, Luiz Roberto Arueira fará uma exposição sobre as vantagens de utilização do sistema Geovias para as prefeituras da região metropolitana do Rio de Janeiro, enquanto Carmen Lúcia Petraglia, coordenadora de cartografia da Câmara Metropolitana, fará uma exposição sobre o projeto e-metrópole, que consiste nos sistemas implantado spela Câmara Metropolitana, como a cartografia, o Simgeo (Sistema de Informações Metropolitanas Geoespaciais) e o sistema BIM (Modelagem de Informações da Construção).

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS