spot_img

Leia a nossa última edição

Abertura da Festa Literária reúne autoridades

 

 

A abertura da 3ª edição da Festa Literária de Maricá aconteceu na manhã desta segunda-feira com a apresentação do coral da Escola Municipal Darcy Ribeiro em Inoã que realizou apresentação de algumas músicas. Estavam presentes a solenidade o prefeito Fabiano Horta , acompanhado da primeira-dama Rosa Horta, o vice-prefeito Marcos Ribeiro, com a subsecretaria Marcelle Vieira Ribeiro, a secretaria de educação Adriana Luiza, os vereadores Marcos Bambam, Robgol, Marcinho da Construção e Rony Peterson.

O prefeito Fabiano Horta comentou o evento e parabenizou a presença dos estudantes.“Essa semana será para nós uma grande observação do que está sendo construído em Maricá. A terceira FLIM significa que ela veio para ficar. Para nós isso é revigorante. A cidade somos nós. Esse é um ciclo semeado que não terá fim. Essa praça, deixa de ser um lugar físico pra se tornar um lugar de encontro. Deixa de ser um lugar que fala individualmente para falar coletivamente. A cidade somos nós, nossos encontros, as nossas capacidades de convergir, e eu acredito que nessa FLIM nós vamos ver uma grande oportunidade coletiva através da arte, da cultura, da leitura, e através de tudo que vai girar nesse entorno. É revigorante e realinha o compromisso que nós temos para muito além da construção da cidade física”, finalizou o prefeito.

O vereador Bambam parabenizou a Prefeitura de Maricá e a Secretaria de Educação pela iniciativa de trazer à cidade a feira novamente.“Fico feliz em participar da Comissão de Educação porque hoje governamos para vocês, crianças. São vocês que vão ocupar a prefeitura, a Câmara, as empresas no futuro. Quero muito que esse trabalho continue. É importante envolver as crianças com a Cultura e a Educação”, explicou Bambam.

IMG_20171030_115125614

A secretaria de Educação Adriana Luiza, visivelmente emocionada, lembrou que a FLIM nasceu em 2013 e afirmou que o intuito da III edição do evento é levar para o município a mensagem de que a Prefeitura está voltada para a real necessidade da população. “Nós temos hoje o Governo Itinerante, temos a Festa Literária e temos muitas outras atividades que estão sendo feitas por todo o município”, afirmou Adriana. “Agradeço por poder retomar a FLIM”, comemorou. “Meu desejo é que com esse evento as crianças entrem na magia do mundo da leitura. Vamos fazer em nossa cidade uma verdadeira transformação através da educação”, frisou a secretária.

O evento ainda contará com muita música, contação de histórias, apresentação de danças e capoeira, show de mágica, palestras e oficinas. A FLIM vai contar ainda com atividades como pintura facial, desenhos em cavalete, café literário, ciência itinerante e distribuição de mudas frutíferas. Diariamente, às 10 horas, a personagem “Moça da saia de livros” vai circular pela feira em meio aos 20 estandes de diferentes editores em exposição, sendo um exclusivo para escritores locais.

Os autores Frei Betto, Marina Colasante, Luísa Trigo e Pedro Bandeira estarão presentes autografando algumas obras.

Em seu primeiro dia a FLIM contou também com apresentação de Ginástica Rítmica com as alunas do CAIC Elomir Silva, na Tenda Principal. Segundo a coordenadora do “Programa Mais Educação”, Angélica Amaral, a iniciativa é umas das várias atividades que o projeto busca estimular juntos as escolas de tempo integral. “São 38 escolas no programa e sempre respeitamos a identidade local das comunidades visando mais as questões pedagógicas, como português e matemática, mas focando também nas habilidades, então temos karatê, coral, banda e a ginástica rítmica”, explicou. A ideia do projeto é ampliar os horizontes das nossas crianças”, concluiu.

IMG_20171030_120148236_HDR

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS